A escola ao introduzir o
computador como um meio de aprendizagem não deve deixar que este se torne um
artigo de luxo, criando assim adultos egoístas e anti-sociais. Ela deve buscar
neste, um meio de desenvolver cidadãos mais críticos, sociais e independentes,
repensando assim o seu papel frente a novas tecnologias.
Entender
o binômio "Computador e Educação", é ter em vista o fato de que o
computador se tornou um instrumento, um ferramenta para aprendizagem,
desenvolvendo habilidades intelectuais e cognitivas, levando o indivíduo ao
desabrochar das suas potencialidades, de sua criatividade, de sua
inventividade. O produto final desse processo é a formação de indivíduos
autônomos, que aprendem por si mesmo, porque aprenderam a aprender, através da
busca, da investigação, da descoberta e da invenção.
Por
isso a informática na escola é fundamental, tanto para alunos quanto para
professores. Essa nova tecnologia tornou-se um importante meio de estudo e
pesquisa. Os alunos do ensino fundamental e do ensino médio, ao utilizarem o
computador entram em um ambiente multidisciplinar e interdisciplinar, ou seja,
ao invés de apenas receberem informações, os alunos também constroem
conhecimentos, formando assim um processo onde o professor educa o aluno e ao
educar é, transformado através do diálogo com os alunos. Cada geração inventa,
cria, inova e a educação tem seu processo também de criação, invenção e
inovação, principalmente no campo do conhecimento. E preciso evoluir para se
progredir, e aplicação da informática desenvolve os assuntos com metodologia
alternativa, o que muitas vezes auxilia o processo de aprendizagem. O papel
então dos professores não é apenas o de transmitir informações, é o de
faci1itador, mediador da construção do conhecimento. Então, o computador passa
a ser o "aliado" do professor na aprendizagem, propiciando
transformações no ambiente de aprender e questionando as formas de ensinar.
A informática então, a serviço de um projeto educacional, propicia condições aos alunos de trabalharem a partir de temas, projetos ou atividades extracurriculares. O computador é apenas e tão somente um meio onde desenvolvemos inteligência, flexibilidade, criatividade e inteligências mais críticas.
A informática então, a serviço de um projeto educacional, propicia condições aos alunos de trabalharem a partir de temas, projetos ou atividades extracurriculares. O computador é apenas e tão somente um meio onde desenvolvemos inteligência, flexibilidade, criatividade e inteligências mais críticas.
Se
a educação se esgotar no processo de transmissão dos conhecimentos e dos
valores criados por gerações passadas sem a elaboração de conhecimentos novos,
sem questionamento de valores, sem inventividade e inovação, não teremos
evolução cultural, social, tecnológica e educacional. Deixará de haver
progresso e estaremos estagnando ou retrocedendo.
Portanto,
a informática quando adotada nas escolas deve se integrar ao ambiente e à
realidade dos alunos, não só como ferramenta, mas como recurso interdisciplinar,
constituindo-se também em alguma coisa a mais com que o professor possa contar
para bem realizar o seu trabalho, desenvolvendo com os alunos atividades,
projetos e questionamento.
Como
toda tecnologia, a introdução dos computadores na educação apresenta aspectos
positivos e negativos. Para que uma instituição escolar introduza a
informática, é preciso ter em primeiro lugar um plano pedagógico, onde serão
discutidos os objetivos de sua utilização como ferramenta educativa e a escolha
do software educativo que possa ser usado para ajudar a atingir mais fácil e
eficientemente os objetivos educacionais, não deixando portanto, que o
computador se torne um brinquedo.
A escola precisa de professores capacitados e disponibilizados a encarar esse novo ícone que é a informática educativa sem medo de que algum dia seja substituído por computadores. É preciso então que haja uma integração entre o meio escolar e o corpo docente, desenvolvendo assim a sociabilidade dos alunos e a familiaridade dos professores com o mundo da tecnologia.
Porém, a introdução de computadores nas escolas é, nem virá a ser, uma solução para os problemas que afligem a educação. O computador não é um "bicho de sete-cabeças" e não salvará o ensino. Ele pode educar, mas também deseducar dependendo da maneira como será utilizado. Ele não substitui a inteligência e a criatividade que são inerentes ao ser humanos, apenas às desenvolve.
Nas escolas nos deparamos na maioria das vezes com atividades que exigem muita criatividade e para isso é preciso ter coragem de enfrentar novos desafios e, principalmente, não ter medo de errar. Ser criativo depende, antes de tudo, de autoconfiança e confiança no outro. Isso tem sido feito por meio de projetos.
Tal
como Fagundes (1998) nos aponta, aprender por projetos é uma forma inovadora de
romper com as tradições educacionais, dando um formato mais ágil e
participativo ao trabalho de professores e educadores. Trata-se mais do que uma
estratégia fundamental de aprendizagem, sendo um modo de ver o ser humano
construir, aprendendo pela experimentação ativa do mundo.
Ao elaborar seus projetos, o professor conduzirá seus alunos a um conjunto de interrogações, quer sobre si mesmos, quer sobre o mundo à sua volta, levando o aluno a interagir com o desconhecido ou com novas situações, buscando soluções para os problemas.
Não podemos confundir aprender por projetos com ensino por projetos. (Fagundes, 1998). Aprender por projetos é levar o aluno a construir seus conhecimentos, despertar sua curiosidade, seu desejo, sua vontade de cada vez mais aprender. O ensino por projetos éapenas transmitir conhecimento ao aluno e este não tem a chance de questionar, de formular problemas, se tornando um depositário de informações.
Ao elaborar seus projetos, o professor conduzirá seus alunos a um conjunto de interrogações, quer sobre si mesmos, quer sobre o mundo à sua volta, levando o aluno a interagir com o desconhecido ou com novas situações, buscando soluções para os problemas.
Não podemos confundir aprender por projetos com ensino por projetos. (Fagundes, 1998). Aprender por projetos é levar o aluno a construir seus conhecimentos, despertar sua curiosidade, seu desejo, sua vontade de cada vez mais aprender. O ensino por projetos éapenas transmitir conhecimento ao aluno e este não tem a chance de questionar, de formular problemas, se tornando um depositário de informações.
O
aluno só aprende por projetos, tornando-se um "grande pesquisador",
quando indaga, investiga e levanta hipóteses para solução de seus problemas.
No
trabalho que realizamos com as crianças do ensino fundamental, cada turma
desenvolve o seu projeto, buscando conhecimentos, descobrindo novas formas de
transmiti-los e preparando o exercício da cidadania.
Este
trabalho não é realizado somente no ambiente computacional, e sim também fora
dele. As crianças constróem maquetes, trazem pesquisas, fotos, CDs, realizam
experiências, dentre outras coisas, vivendo num mundo de descobertas e imaginações.
Um
dos projetos realizados onde se pode observar a criatividade e o fluir da
imaginação, foi o da 4ª série que tinha como tema "A Máquina do
Tempo", no qual as crianças fazem uma viagem pelo tempo desde o passado
até o futuro. Neste projeto podemos observar a construção de imagens e
conhecimentos, por parte do aluno.
Em
primeiro lugar, cada criança construiu um esboço da máquina do tempo no Paint,
relatando em seguida no Word a sua utilização.
Em
segundo lugar, utilizando sucatas, construíram em grupo a máquina do tempo, no
qual fariam suas viagens pelo, através da imaginação.
Construída
a máquina, os alunos partiram para a sua primeira viagem que foi para o mundo
dos dinossauros. As crianças contribuíram com pesquisas e materiais para
construção da maquete. Primeiramente, dialogamos com os alunos para verificar
suas hipóteses sobre como seria o mundo dos dinossauros, desenvolvendo assim a
sua imaginação.
E em seguida os alunos desenharam no Paint o que haviam imaginado.
Finalizando o trabalho, os alunos construíram uma maquete para melhor
representar dinossauros.
Durante
as aulas observamos a expansão da criatividade e da imaginação das crianças.
Isso se manifestou através do interesse, da participação, da cooperação e da
motivação dos alunos na realização das atividades propostas, como podemos notar
pelos desenhos e pela maquete.
Podemos concluir que com o uso do computador, mesmo as tarefas
mais simples, como desenhar na tela, escrever um texto, etc..., são
suficientemente ricas e complexas, permitindo o desenvolvimento de uma série de
habilidades que ajudam na solução de problemas, levando o aluno a aprender
através de seus erros.
Isto
contribuirá para o desenvolvimento de sua autoconfiança, ou seja, dar a
capacidade da criança viver em uma sociedade cada vez mais permeada pela
tecnologia, crescendo com o sentido que são elas que devem controlar as
máquinas e não o inverso.
Os
projetos dão a possibilidade de ruptura por se colocarem como espaço corajoso,
onde é possível relacionar uma matéria com a outra, facilitando a atividade, a
ação, a participação do aluno no seu processo de produzir fatos sociais, de
trocar infonnaç5es, enfim, de construção de conhecimento.
O propósito de se trabalhar com projetos é romper com as limitações, muito delas auto-impostas, do cotidiano, convidando os alunos à reflexão sobre questões importantes da vida real, da sociedade em que vivem, propiciando a solidariedade, criação e cooperação.
O propósito de se trabalhar com projetos é romper com as limitações, muito delas auto-impostas, do cotidiano, convidando os alunos à reflexão sobre questões importantes da vida real, da sociedade em que vivem, propiciando a solidariedade, criação e cooperação.
Isto
foi observado nos trabalhos realizados pela turma da 4ª série, no qual os
alunos foram desafiados a viajar pelo tempo através da imaginação e da
criatividade, buscando assim soluções para seus problemas.
Isso
implica também a participação dos professores. Este deixará de entregar as
informações e passará a ser o facilitador, o mediador dos alunos no processo de
construção e resolução de problemas, incentivando a reflexão e a crítica,
permitindo que estes identifiquem os próprios problemas.
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